CULTURA

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO URBI SCALLABIS

À distância de um toque digital, o visitante, pode identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade de Santarém ostenta. Uma experiência a não perder.

Ler Mais... Comments (0)  |  Hits: 318

À MESA | DICAS

REFEIÇÕES MAIS RICAS E SAUDÁVEIS

Muito apreciados como aperitivos, os frutos secos podem ainda servir como um bom complemento em várias refeições, tornando-as mais exóticas e saudáveis. Ricos em gordura, vitaminas e minerais, são uma boa escolha na prevenção de doenças cardiovasculares

Comments (0)  |  Hits: 4012

SOCIEDADE

ROTAS DE VINHOS DE PORTUGAL NASCEU NO CARTAXO

Mais de 40 instituições públicas e entidades privadas aderiram à associação nacional, que quer conquistar identidade própria como produto turístico de Portugal.

Ler Mais... Comments (0)  |  Hits: 556

MARMELOS ASSADOS COM SABOR A OUTONO

 

Setembro traz-nos o fim do Verão. Dizemos adeus ao tomate da horta, às courgettes, aos pêssegos e às ameixas. Fazem-se as vindimas. Enchem-se os barris ou os depósitos de vinho para o ano. As noites começam a ficar mais frias. A seguir, pensa-se na apanha da azeitona. Cada estação segue um ritmo que influencia a nossa alimentação.



Com a chegada do Outono, a nossa mesa enche-se com novas cores e sabores. O Outono traz-nos novos perfumes e abre-nos o apetite para pratos reconfortantes, de preferência a fumegar. Sabe-nos bem uma sopa de feijão seco com umas tiras de couve galega acabada de apanhar e umas rodelinhas de morcela. Sabe-nos bem os pratos de forno acompanhados com batatas ou castanhas. Chegam-nos os dióspiros e os marmelos. Como eu adoro marmelos. Para mim, os marmelos assados têm sempre o sabor da minha infância, passada numa aldeia perto de Santarém. Assados em forno de lenha e comidos ainda mornos eram deliciosos. Hoje em dia, continuo a apanhar os marmelos nas árvores onde a minha mãe os apanhava, mas agora dou-lhe um outro toque. Acrescento raspa de laranja e canela ou até uma calda de vinho do Porto com especiarias.


ingredientes

3 marmelos
sumo de 1 limão
2dl de água
4 colheres sopa de açúcar mascado escuro
1dl de vinho do Porto
1 pau de canela
1 estrela de anis


confeção

1. Colocar o sumo de limão, a água, o açúcar, o vinho do Porto, a canela e o anis num tacho. Levar ao lume e deixar ferver uns minutos.

2. Cortar os marmelos ao meio. Retirar as sementes.

3. Num pirex, regar os marmelos com a calda de açúcar, vinho do Porto e especiarias.

4. Levar a assar em forno pré-aquecido. Durante a assadura virar os marmelos e regá-los com o molho.

A calda fica espessa, ligeiramente caramelizada. Muito bom, especialmente para quem é fã deste fruto como eu.


por Isabel Zibaia Rafael autora do blogue
Cinco Quartos de Laranja