À MESA

BOLO DE CHOCOLATE

Este bolo fica uma maravilha, húmido, fofo e fácil de fazer

Ler Mais... Comments (0)  |  Hits: 1668

CULTURA

MARIEMA ESTEVE À CONVERSA NO CARTAXO

A atriz foi a convidada da tertúlia “José Raposo Convida”, que se realizou no CCC no passado dia 26 de janeiro

Ler Mais... Comments (0)  |  Hits: 401

CENOURA A TODA PODEROSA

 


Cru ou cozinhado, este legume nutritivo favorece o bom funcionamento de todo o organismo. Muito rica em vitamina A, a cenoura tem várias propriedades medicinais e poder bronzeador

 

Originária do Afeganistão, a cenoura é uma grande fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas cem gramas deste legume. Desde o ano 500 antes de Cristo, quando foram registadas as suas primeiras sementes, que a cenoura era cozida em ensopados para curar doentes.

Os benefícios da cenoura, chegada à Europa no século XIII, são imensos. Rica em vitamina A, que contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas, a cenoura contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.

Comer a cenoura crua é sem duvida uma das melhores formas de ingerir este legume. Ralada ou inteira, e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os maxilares. O seu sumo favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bílis, ajuda na cura da icterícia e é um bom remédio para as doenças dos brônquios e pulmões. O caldo concentrado de cenoura, ao qual é adicionado mel e/ ou sumo de limão, é óptimo para curar bronquites, sendo ainda indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite. Na fase do crescimento ela é essencial: é eficiente contra o crescimento retardado em crianças, na dentição defeituosa ou insuficiência de resistência contra as infecções.

Mas os seus benefícios não se ficam por aqui. As cenouras têm várias propriedades medicinais, tais como anti-séptica, antimicrobiana, aperiente, bronzeadora, cicatrizante, citostática, diurética, emoliente, estimulante dos sistemas linfático e nervoso, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.

Doentes de reumatismo, por exemplo, devem beber sumos de cenoura diariamente, assim como comer cenouras cruas antes das refeições. Também na tuberculose este legume, quando comido cru, é um importante complemento na alimentação. A cenoura crua e ralada é ainda excelente na cura de úlceras quando aplicada directamente no local afectado.

Por ser tão nutritiva, a cenoura deve ser ingerida pelo menos três vezes por semana. É um dos legumes que se conserva por maior período de tempo, e o seu sabor, levemente adocicado, combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada sob a forma de sopas, saladas, cremes, suflês ou doces.
Vitaminada
A cenoura tem um elevado teor de caroteno (provitamina A), responsável pela coloração amarela dos vegetais e que no organismo se transforma em vitamina A. Tem uma pequena quantidade de vitamina C e contém óleos essenciais e pectina (a mesma função da maçã, que fomenta a formação de gelatina). Fonte de vitamina E, que tem uma importante acção antioxidante, evitando danos nos tecidos, e de ácido fólico - fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular -, a fibra da cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.